Postagem em destaque

Corpo e pensamento

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lucrécio: as qualidades e o encontro, movimento, ordem, posição e configuração dos átomos (stoicheion/elementa, taxis/ordo, thesis/positura, schema/figurae)

Não penses que os átomos eternos tem as qualidades que vemos flutuar à superfície das coisas, ora nascendo ora desaparecendo repentinamente. Também nestes versos é muito impor-tante como cada letra se combina com outras e em que ordem estão colocadas. De fato, as mesmas letras designam o céu, o mar, as terras, os rios, o sol, os cereais, as árvores e os animais, cujas palavras diferem devido à disposição delas. Assim também nas próprias coisas: mudados os encontros, os movi-mentos, a ordem, a posição
e as figuras dos átomos, as coisas também mudam.(De rerum natura II 1010-1021)

O encontro, movimento, ordem, posição e configuração dos átomos produzem fogo e, mudando de arranjo, mudam a natureza: não são semelhantes ao fogo. As mesmas coisas, rearranjadas entre si, produzem o fogo e a madeira. Tal como as próprias palavras, rearranjadas as letras, designam o fogo e a madeira. É absurdo supor que os átomos tenham as mesmas qualidades que aparecem nos compostos - no homem, seria preciso que cada átomo gargalhasse com riso trêmulo, molhasse com lágrimas as bochechas e teorizasse a composição das coisas! (De rerum natura I 684-920)

Nenhum comentário:

Postar um comentário